segunda-feira, 29 de março de 2010

Se “Ceviche é o novo sushi”, então “Roxo é o novo preto”!!!

Por: Carlos Reimão



E não se fala mais nisso! Foi o que pensei na hora que li.
Me assustei um pouco, imaginei um mundo sem lugarzinhos para se comer Sushi! Fiquei assustado também pelo fato de que, se todos os Sushis, Temakerias e afins não existissem mais, pelo menos o equivalente a uma cidade pequena, estaria desempregada neste exato momento!

E imagina então, se o Ceviche substituísse o tão idolatrado “Sushi” ou o delicioso “Temaki” ou ainda aquele “Hot roll”, sem esquecer dos “Huramakis” e outras coisinhas cheias de “Cream cheese” (?) ou “Maionese”(??).

É caro leitor, tem coisas que a gente não pode cutucar muito não!!

Eu tenho duas visões do assunto “Ceviche, o novo Sushi”. Como gastrônomo e apaixonado por cozinha, eu acho revoltante essa declaração, da um parecer de desespero para arrumar “rótulos” novos (lembra? rótulos?).

Como comparar dois pratos tão distintos?

Como se o Ceviche não tivesse personalidade própria, ou ainda, como se o sushi estivesse perdendo a sua... Bom, com tanta Maionese e Cream cheese sendo colocado em tudo “Nipônico”, da para entender.

Entendi a visão da revista ao “rotular” o Ceviche, essa visão é simples demais de entender, foi mais uma previsão ao invés de um rótulo.

A previsão que o que aconteceu com o Sushi no Brasil também pode acontecer com o Ceviche, ou seja, uma “Cevicheria” em cada esquina.

Agora vamos falar um pouquinho dessa maravilha?

Ceviche, Seviche, Cevitche ou Sevitche?? Por incrível que pareça, todas essas alternativas estão corretas.

Prato tradicionalmente Andino, criado por pescadores para poder “bater uma lariquinha” ali mesmo em alto mar (talvez por estar cansados de comer o rango frio que as esposas mandavam!).

Nada mais que peixe fresco cortado em cubos pequenos, marinado em liquido ácido, de preferência o limão, pimenta “Aji”, ervas e especiarias, cebola roxa e tradicionalmente servido com batatas doces cozidas ou fritas.

Este liquido é denominado “Letche de tigre”, “Letche” por causa da cor esbranquiçada e “de tigre” porque era ou ainda é usado para curar aquela ressaca “braba” (juro que é verídico!).

Hum! Agora meu querido leitor, imagine-se sentado em uma mesa (em uma praia é melhor ainda), rodeado de amigos, família, amores e etc., tomando uma cerveja, estupidamente gelada (uma Weiss cai bem demais) e comendo esta maravilha refrescante, resumindo, é o verão em um prato.

Mas, mudando de assunto, infelizmente não vou colocar nenhuma receita de Ceviche aqui hoje, ainda estou testando algumas receitas e quero colocar um perfeito para você amigo (a) blogueiro.

Vamos às receitas de hoje.



Geléia de pimenta
Por Carlos Reimão





Super simples e super ardida!

Dica do Chef:

Se você não quiser que a geléia fique muito ardida, retire as sementes das pimentas, fica muito deliciosa e não tão ardida.

Ingredientes:

- 700g de pimenta dedo de moça
- 100 ml de água
- 350g de açúcar



E agora? O que fazer com tudo isso?

Simples demais gente!
Corte as pimentas em pedaços e junto com a água, triture-as em liquidificador ou processador de alimentos.

Leve ao fogo com o açúcar.
Quando o açúcar dissolver e virar uma calda,não muito espessa, retire do fogo . (lembre-se que ao esfriar, a calda fica mais grossa).
Quando tudo estiver frio, coloque em vidro esterilizado e de fechamento hermético.


Sopa de feijão
Por Carlos Reimão






Tão gostoso tomar uma sopinha nessas noites frias não?

Dica do Chef:


Como eu fiz essa receita pra minha cria, coloquei spaghetti quebradinho no final pra dar sustância; A namorada também adorou!

Ingredientes:


- 3 xícaras de feijão carioquinha
- 2 litros de água
- 3 colheres de sopa de óleo
- 2 dentes de alho amassados
- 1 colher de sopa rasa de sal
- 1 cebola grande picada
- 3 folhas de louro
- ¼ de pacote de spaghetti quebradinho (opcional)
- 1 pedaço médio de bacon


E agora? O que fazer com tudo isso?


Deixe o feijão de molho por pelo menos 12 horas, então o coloque em panela de pressão com o louro e o bacon por mais ou menos 40 minutos.

Em uma panela refogue a cebola o alho, junte o feijão cozido, salgue e deixe mais 5 minutos em fogo baixo.

Bata o feijão em liquidificador (eu bato pouco pra ficar com pedacinhos) e se quiser coloque o macarrão e o cozinhe até amolecer!

Delicia... Bom apetite!

2 comentários:

  1. Falar do Ceviche e não dar a receita para o leitor foi muito,"sente o cheirinho, mas não vai comer agora" rs rs . Mas é bom, assim todo mundo fica ligado nas atualizações do site.
    Tanto a geléia, quanto a sopa, no quesito sabor nota 10!!!!!!!!!
    Parabéns meu Amor, amo vc.

    ResponderExcluir
  2. Hummmm!Que tal agendarmos uma noite do Sushi e já aproveitamos e experimentamos o Ceviche?
    Está feita a sugestão.Em tempo geléia de pimenta, hummmmm dos deuses!!!!!!

    ResponderExcluir

"Comenta que nóis aguenta"