domingo, 21 de março de 2010

E a palavra do momento é “Gastrosexual"

Por Carlos Reimão

Inacreditável! Nós seres humanos estamos sempre colocando rótulos novos em tudo que fazemos, pensamos e porque não, no que somos?

Não estou dizendo que isso seja ruim, mas digo que assim, tudo fica muito mais fácil caro amigo (a) virtual.

Há algumas semanas me deparei com a seguinte pergunta: “Amor, você sabia que existem homens que são gastrosexuais?” Minha resposta foi muito clara: Hããããããããã???? Gastro o que????

A explicação também foi muito clara: Gastrosexuais amor! São homens que estão entrando nas faculdades de gastronomia para conquistar as moçoilas pelo estomago.
Claro que como um bom “Reimão” não perdi a piada e retruquei: É, eu também sou um, como você acha que te conquistei ?!?

Mas pondo a piadinha infame de lado, no fundo do meu âmago me senti um tanto entristecido. Não com o comentário da namorada, mas por pensar que a área que tanto amo e escolhi para seguir carreira esta se defasando.

O “boom” da gastronomia nacional teve suas conseqüências!

Muita gente entrando em faculdades não estruturadas para comportar esses números, gente inexperiente entrando em cozinhas profissionais. Uma queda na qualidade e na execução da comida (que é o que importa!).

Aí me vem uma pergunta: quantas destas pessoas realmente entram nestas faculdades por opção de carreira?

Fora que já estou ficando com um membro importantíssimo da minha anatomia bem cheio dessas pessoas que só porque fizeram uma faculdade ou estão cursando a mesma, já se “autodenominam” Chefs de Cozinha.

O pior é que normalmente são pessoas que NUNCA entraram em uma cozinha profissional, mas o “status” é mais importante para impressionar aquela gatinha ou aquele gatão, ser “Chef” é legal!

Voltemos á pauta sugerida no titulo (sou defensor assíduo da minha área e acabo me “empolgando” com certas coisas).

Gastrosexual: o termo foi inventado por um grupo de pesquisadores ingleses para “rotular” homens, normalmente de 25 a 44 anos de idade, solteiros, moram sozinhos (ainda bem, nenhuma mulher merece ser “impressionada” pelo gatão com um jantar á três porque ele ainda mora com a mamãe), com estabilidade financeira e assim por diante.

E porque não ser um “gastrosexual”?

Acho completamente valido este rótulo!

Meu dedicado leitor, acho que esta na hora de nós “homens” vermos e revermos nossas intenções para com nossas musas inspiradoras, as mulheres, ou mesmo homens (este blog e seu criador NÃO são homo fóbicos), porque não nos aprofundar em algumas coisas que realmente interessam a mulheres?

Por exemplo, saber fazer um elogio na hora certa, para nós homens é uma das tarefas mais difíceis que existe, mas não deveria ser.

Saber também que vinho vai “hornar” com aquele prato que você demorou tanto para aprender, ou mesmo para perceber que ela ou ele mudou o corte de cabelo ou ainda só mudou um tom e meio da cor de seu cabelo para mais escuro.

Difícil? Talvez, mas quando se está completamente apaixonado por alguém as coisas fluem com mais facilidade, não é esforço reparar na pessoa amada.

E é pensando na pessoa amada que este artigo foi feito, na pessoa que tem me inspirado a ser um HOMEM melhor, um homem que quer crescer ao lado de sua musa inspiradora.

Amor, eu sei que não foi assim que te conquistei, mas foi o primeiro jantar que cozinhei para você. E é pensando em você que relembro destas receitas.


Filé de Tilapia grelhado em cama de legumes ao perfume de gengibre
Por Carlos Reimão




Bom, como o tema do artigo é “Gastrosexual”, nada melhor que mandar uma receita fina e com o nome chique né?!

Na verdade essa foi a receita que fiz quando cozinhei pela primeira vez para minha namorada, a próxima também. E pra falar mais a verdade ainda, fiz umas mudanças desta vez, Nesta, mudei o peixe (a original era com truta).

Dica do Chef:

Meus queridos e minhas queridas, na falta de oportunidade de encontrar a deliciosa Tilapia, Filés de truta caem muitíssimo bem, files de Saint Peter então... Maravilhosos.

Para a sua moçoila ou moçoilo e você serão necessários:

- 2 filés grandes de Tilapia
- 1 dente de alho picado
- 1 cebola media fatiada
- 2 cenouras
- 1 abobrinha
- Sal
- Pimenta branca moída na hora
- Salsinha a gosto
- 1 pedaço médio de gengibre


E agora? O que fazer com tudo isso?

Comece pelos vegetais, vai ser o mais trabalhoso. Descasque as cenouras e as rale de comprido, faça o mesmo com a abobrinha sem descascá-la (descarte as sementes da mesma), corte a cebola em fatias finas.
Rale o gengibre no ralador mais fino que você tiver, reserve.

Em uma frigideira antiaderente adicione um fio generoso de azeite extra virgem e o alho, logo em seguida adicione os legumes e refogue por pouco tempo (deixe-os “al dente”), finalize com a salsinha bem picada e o suco do gengibre ralado.

Com o peixe a única coisa a se fazer é temperá-lo com sal e pimenta branca, grelhe-os na mesma frigideira dos legumes com mais um fio de azeite.


Penne ao bechamel com Salmão defumado
Por Carlos Reimão






Uma delicia meu povo, e o melhor: super simples de fazer!

Dica do Chef:

Quando falei que era super simples é porque é super simples mesmo, então não me venha com aqueles molhos prontos de caixinha.

Se quiser substituir o salmão por truta defumada também da certo.

Para você e sua pessoa especial serão necessários:

- Meio pacote de Penne
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de manteiga sem sal
- ½ litro de leite
- 1 lata de creme de leite sem soro
- Sal
- Nós moscada moída na hora
- 1 pacote de salmão defumado


E agora? O que fazer com tudo isso?

Super simples lembra?

Para fazer o molho bechamel basta colocar a manteiga e a farinha em uma panela e levar ao fogo, quando tudo estiver borbulhando adicione o leite e a nós moscada.

Finalize com o creme de leite; Cozinhe o Penne, disponha ele em um prato bonitão (aqueles de impressionar) regue com o molho e faça rosetas com o salmão (é só enrolar as fatias) e o introduza no macarrão.
Bom apetite!!!

2 comentários:

  1. Estava simplesmente divino!Ótima dica para os apaixonados, comida levinha, deliciosa e feita pelo melhor personal cook do mundo. Te amo e obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, achei muito interessante seu blog. Parabéns.
    Sou estudante de design de produtos e estou fazendo uma pesquisa sobre utensílios de cozinha, especialmente para homens e qual o comportamento dos mesmos na cozinha.Será que poderia me ajudar?

    Qualquer ajuda é de extrema valia, se puder me ajudar meu email: julianaalves.designer@gmail.com

    Grata

    ResponderExcluir

"Comenta que nóis aguenta"