segunda-feira, 12 de abril de 2010

Supersize Brasil!!!

Por: Carlos Reimão

É meu povo, é um assunto um tanto quanto delicado, “fast food”.

Só para amenizar um pouquinho gostaria de dizer diretamente aos donos, acionistas, advogados (principalmente eles), marqueteiros e apaixonados pela “marvada” (neste caso, a fast food) que eu não seria ingênuo o suficiente de mencionar qualquer nome de rede ou até mesmo sanduiche de suas idolatradas lojas.

Foi vendo pela décima nona vez o filme “Supersize me” que resolvi escrever sobre a “marvada” (nada pessoal... Bom, só um pouquinho). E juro por tudo que é mais sagrado que tentarei resumir todo esse assunto (é informação demais para um texto só).

Não preciso dizer nada sobre o filme, apenas que o protagonista se envolve em uma “dieta” exclusiva de fast food, por 30 dias.

Também não preciso dizer que a saúde dele (que era de atleta) ficou totalmente deteriorada, só direi que seu fígado praticamente virou um “Foie gras”.

É tanta gordura, açúcar e calorias “prensadas” em um só “sanduba” que qualquer ser humano ficaria do mesmo jeito.
E por falar nisso, alguém sabe o que é uma caloria?

Nada mais, nada menos que, a quantidade de energia necessária para aquecer 1 litro de água em 1 grau Celsius.
Imagina o que elas fazem em nosso corpinho maravilhoso.

Vejamos alguns números, segundo recente pesquisa feita no Brasil, nosso peso aumenta “pelo minuto”, 51% da população esta com sobrepeso, 14% é obesa e 3% tem obesidade mórbida (entre 40 e 50 kg acima do peso ideal), não preciso dizer mais nada né?

Científico demais este texto, não? O que interessa é que a cada dia que passa mais e mais pessoas estão fazendo uso da fast food como “refeição”.

O que uma vez foi comida “de fim de semana com a família” agora tem sido consumida duas, três ou mais vezes por semana, com a desculpa de falta de tempo.

Para mim é tudo uma questão de “escolha”.

Apesar das campanhas publicitárias cada vez mais persuasivas em alcançar um público cada vez mais jovem, ainda temos o poder da escolha.

Eu perdi 50 kg sozinho! Sem remédios, nem homeopatia, nem cirurgia, nem nada. Sozinho porque resolvi o que era melhor para mim.

Caro blogueiro amigo! Tire da cabeça a idéia que eu queira que você ou qualquer pessoa pare de consumir fast food, querendo ou não, é muito bom, aliás, é uma DE-LÍ-CIA!

E também tire a idéia que eu queira que você acredite que eu parei completamente de consumi-la, ocasionalmente acontece, fazer o que?

Simples, ir á qualquer rede de fast food perto da sua residência, ou local de trabalho, fazer seu pedido com direito a batata e refri “extra-gigante”, sobremesa, sorvete e tudo mais e aproveitar! Só não me venha com desculpas de não ter tempo para isso ou aquilo.

Para vocês que não têm tempo para nada, esta semana as duas receitas são daquelas que não vão levar tanto tempo da sua “preciosa” agenda e vão surpreender pelo sabor e facilidades de execução.

Moqueca de merluza ao azeite de urucum.
Por Carlos Reimão






Mais fácil impossível! São ingredientes simples, mas o sabor é intenso.

Dica do Chef:


Para fazer o azeite de urucum (que é mais fácil que andar para frente) apenas aqueça 150 ml de azeite em fogo baixíssimo com mais ou menos 30 sementes de urucum (você encontra em qualquer feira de bairro), desligue o fogo e deixe esfriar e pegar cor.

Para voce que não tem tempo algum serão necessários:

- 100 ml de azeite de urucum (na preguiça use dendê)
- 1 cebola media fatiada
- 2 tomates fatiados
- 1 pimentão verde fatiado (vermelho também fica bom)
- 1 dente de alho picado
- 2 filés de merluza
- ½ garrafinha de leite de coco
- ¼ de maço de cheiro verde picado


E agora? O que fazer com tudo isso?

Simples, em uma panela coloque o azeite de urucum e refogue o alho, faça uma cama alternando a cebola, o tomate, o pimentão e por final o peixe, adicione o leite de coco e deixe cozinhar com a tampa em fogo baixo por 10 minutos (rápido não?).

Sirva bem quente e regue com o que sobrou do azeite de urucum.


Spaghetti com shimeji
Por Carlos Reimão







Essa foi a minha namorada que fez. Simplesmente incrível!

Dica do Chef:

Muito cuidado ao escolher o shimeji, por ser um cogumelo fresco sua validade não é grande. Qualquer cheiro forte que você sentir, não compre!

Para duas pessoas serão necessários:

- ½ pacote de macarrão
- 1 colher sopa de requeijão light
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 4 colheres de sopa de molho shoyo
- Uma bandeja e meia de shimeji preto
- 1 colher de café de Ajinomoto

E agora? O que fazer com tudo isso?

Cozinhar o macarrão normalmente. Adicione o requeijão light e misture bem, deixando derreter naturalmente.

Enquanto o macarrão esta cozinhando, faça o molho.

Derreta a quantidade de manteiga e coloque o shimeji. Tampe por cinco minutos em fogo baixo.

Em seguida acrescente o molho shoyo e o Ajinomoto, tampando novamente por mais 10 minutos.

Apague em seguida e reserve com a tampa fechada.

Monte o prato com o macarrão e coloque o shimeji por cima para que o caldo escorra pelo spaghetti.

2 comentários:

  1. Eu concordo plenamente que uma comidinha caseira(ainda mais feita por quem amamos) é infinitamente melhor que qq coisa pronto e cheia de calorias, mas comer um big Tast no meio da madrugada com você não tem preço!hauhahua beijos parabéns pelo texto!Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Capa da Galileu deste mês: Cientistas garantem: Fique magro e salve o planeta comendo fast food! Alex na capa... suspeito!! hauahuahauahuahauahauahauahuaa!!
    Vou ler e te passo a receita! rsssss

    Beijos gastronomo da Bohemia hauhuahuahaua

    ResponderExcluir

"Comenta que nóis aguenta"