terça-feira, 25 de maio de 2010

Ah! O amor... E a cozinha... E o amor na cozinha!

Por: Carlos Reimão.

Resolvi dar um tempinho nas polemicas (finalmente) e falar sobre algo super gostoso na vida de todos nós, o amor.

O amor entre o cozinheiro e sua criação, o amor entre uma pessoa e sua família, o amor entre um homem e sua mulher (ou homem, ou uma mulher com sua mulher), o amor entre um pai e sua filha.

Nada mais gostoso que este sentimento que agente realmente SENTE, aquele que vem do fundo do coração, do fundo da alma, até do fundo da glândula pancreática se assim você amado leitor preferir!

Eu, como bom canceriano, sou sentimental ao extremo, CHORO MESMO, DOU RISADA MESMO, AMO MESMO.

Choro mesmo quando me vejo de volta á vida de meu irmão e cunhada amados (os detalhes não importam), dou risadas mesmo (de satisfação, claro) ao pensar que estou com a mulher que sempre pedi a deus, rio mesmo ao conversar com minha mãe, choro mesmo de saudades da minha filha, minha princesa, meu amor maior e rio MESMO quando estou com a cria.

Sem falar no amor que sinto pelos tantos amigos que estão á minha volta, amo todos vocês, são parte fundamental em minha vida!

Nos últimos cinco meses tenho visto que minha vida tem se baseado muito neste sentimento delicioso, pelo simples amor á vida que estou levando, esta tudo tão bom, que se melhorar NÃO ESTRAGA, FICA MAIS GOSTOSO AINDA.

Sabe aquele sentimento gostoso de acordar as sete da manha para ir “trabalhar”?

Eu sinto isso todo dia, estou em um restaurante que valoriza meu trabalho, valoriza minhas idéias, valoriza minha pessoa (só tenho á agradecer).

Para mim é gostoso, também é gostosa a saudade que sinto da minha mulher (que melhorou minha vida em tantos aspectos), mais gostoso ainda é quando a saudade que sinto pela minha filha acaba uma vez por semana, quando pego minha princesa (que é meu mundo) e passo vinte e quatro horas maravilhosas com ela junto da minha amada mulher.

Meu amor pela gastronomia, culinária, cozinha, “cunzinha”, é tão grande quanto o amor que sinto por estas pessoas que habitam minha vida e espero que seja sempre assim, para sempre.

E ele (neste caso, o amor) vem de longa data, MAS, não pensem que sempre fiz o que mais queria na vida, às vezes acho que foi um pouco tarde que entrei na área profissional que mais amo, mas NUNCA é tarde!

Hoje em dia vejo certo desapego das pessoas por suas profissões, na maioria das vezes as pessoas fazem o que fazem por pura necessidade, falta de escolha ou por ser a única escolha.

Uma pena! Eu finalmente achei o meu amor profissional.

Por isso digo: Procure no fundo do seu “ser” aquilo que realmente te da satisfação profissional.

Minha felicidade é tanta pelo simples fato de pensar em tudo isso que amo, que desta vez colocarei três (EU DISSE TRÊS) receitas no blog, querido, amado e idolatrado leitor.

Antes das receitas quero mandar um axé, um amor, um beijo e um cheiro para meu irmão, minha cunhada, minha mãe, minha mulher, cunhado, sogrão, sogrinha, minha filha e meu Pai (você esta longe, mas esta mais perto do que posso imaginar) e a você meu delicioso leitor.

Canapés de salmão defumado com Aoli, redução de shoyo e erva doce
Por Carlos Reimão











Dica do chef:

Meus amados, as torradinhas e o salmão defumado são comprados em qualquer supermercado, o Aioli é fácil demais de ser feito também, basta misturar maionese com pasta de alho.

Para esta entradinha deliciosa você vai precisar de:

- 10 torradinhas para canapés
- 10 filetes de salmão defumado
- 3 colheres de sopa de Aioli
- 100 ml de molho shoyo
- 10 raminhos de erva doce (a parte de cima da planta)


E agora? O que fazer com tudo isso?

Fácil, fácil! É só reduzir a quantidade de shoyo pela metade em uma panela (faça esta redução em fogo brando) e reservar, adicione o Aioli nas torradinhas, faça rosetas com os filetes de salmão defumado (é só enrolar os filetes) e os coloque em cima das torradinhas, regar com a redução de shoyo e finalizar com um raminho de erva doce.


Penne ao molho de funghi secchi
Por Carlos Reimão











Dica do chef:

Nada mais fácil que traduzir o nome do cogumelo (sim, é um cogumelo) a ser usado, Funghi Secchi = Fungo (cogumelo) seco, ou seja, desidratado. Você terá que reidratá-lo, como? Com quantidades iguais de água e vinho branco (seco, pelo amor de deus).

Vamos aos ingredientes para duas pessoas:

- ½ pacote de Penne
- 100g de funghi secchi
- 100 ml de vinho branco SECO
- 100 ml de água
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 colher de manteiga
- sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora


E agora? O que fazer com tudo isso?

Comece reidratando o funghi com o vinho SECO e a água em fogo brando por 5 minutos, Reserve.

Cozinhe o macarrão, perto do termino do cozimento comece o molho adicionando em uma panela a manteiga em fogo médio, coloque o funghi com o liquido (vinho e água), o sal, a pimenta do reino, e por ultimo o creme de leite, cozinhe por 3 minutos e regue o Penne com este molho.



Escondidinho de bacalhau com purê de mandioquinha
Por Carlos Reimão











Dica do chef:

Descobri o jeito mais fácil de fazer o purê de mandioquinha com a dona do bistrô em que trabalho, simplesmente bata-o em uma batedeira junto da manteiga, o sal, a pimenta do reino e o creme de leite.

Esta receita é para a família toda, e leva:

- 1,5 kg de mandioquinha
- 700g de bacalhau dessalgado
- 500 ml de creme de leite fresco
- 100g de manteiga
- 100 ml de azeite de boa qualidade
- 3 cebolas médias picadas
- 3 dentes de alho ralados
- 100g de azeitonas verdes picadas
- 150g de pimentão vermelho picado
- ½ maço de salsinha picada
- 300g de queijo coalho
- Sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora


E agora? O que fazer com tudo isso?

Cozinhe a mandioquinha até que fique bem macia, faça o purê com a manteiga, o sal pimenta do reino e creme de leite fresco na batedeira, reserve.

Em uma panela, refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o bacalhau, as azeitonas, o pimentão, POUCO sal, a pimenta do reino e a salsinha.

Em um refratário disponha do refogado de bacalhau, por cima adicione o purê de mandioquinha e por ultimo o queijo coalho ralado, leve ao forno para gratinar e sirva para sua família, ás pessoas que você mais ama na vida! Com muito amor.



Smile like you mean it!!!
Stay beautiful!!!

5 comentários:

  1. Hummm amor, que delícia esse amor, misturado com essas comidas maravilhosas que vc faz!Amo tanto vc, meu lindo!Tanto, mais tanto...beijo bemmmm gostoso...

    ResponderExcluir
  2. Qu lindo Ca!!!!Que bom que o amor está na presente em sua vida com tanta intensidade,viver rodeado de amor faz os problemas da vida ficarem menores,que essa "força" te impulsione sempre e seja a alavanca frente as adversidades. bjsssss

    ResponderExcluir
  3. Charle querido,adorei suas palavras!Eu amo o amor tambem,amo amar e amo estar com quem amo e fazendo o que amo. Deu muita saudade sua ao ler "cunzinha".Entao quer dizer que agora voce é noivo?PARABENS!fiquei muito feliz...ve se separa uns minutinhos no msn pra me contar tudo e falar sobre a noiva! :)
    beijo

    ResponderExcluir
  4. aiiii que saudade de vc querido amigo.
    queria conhecer sua filhota, não apenas por fotos, queria conhecer sua noiva (que lindo vc noivo!) não só por palavras. infelizmente a distância nos separou. mas sempre me lembro dos bons momentos que passamos juntos.

    um grande beijo!
    e eu A-DO-REI seu blog!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Carlos, passei aqui pra conhecer seu blog e adorei as receitas. Nada com um chef apaixonado! bjs

    ResponderExcluir

"Comenta que nóis aguenta"